A História das Janelas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Portas e janelas nas nossas casas parecem algo comum e óbvio, mas nem sempre foi assim. Aqui explicamos brevemente a história das janelas! Elas foram desenvolvidas ao longo do tempo tanto no que se refere ao estilo quanto aos materiais usados.

Quando surgiu a janela?

Cappadocia, Turquia

Não existe uma data exata mas o uso de janelas nas construções para ventilação e entrada de luz data da pré-história, por volta de 4000aC. Os primeiros registros de janelas semelhantes ao que conhecemos hoje (buracos nas construções com alguma forma de fechamento) datam da Idade do Bronze (3300aC a 1200aC). A princípio usavam peles de animais esticadas em frente às aberturas. Posteriormente, os antigos também inventaram as venezianas de madeira na Idade do Ferro. Isso aumentou a segurança das janelas. Também foram descritos caixilhos com folhas nos palácios de Minos, em Creta. As casas com átrio tinham janelas artisticamente enfeitadas que davam para o pátio. Ainda assim, o desenvolvimento das janelas foi lento nos séculos seguintes, até a incorporação do vidro.

Quando surgiram as janelas de vidro?

Os romanos fizeram as primeiras janelas de vidro por volta do ano 100dC. Eles usavam painéis de vidro pequenos, com 30×50 cm. Mas o vidro nessa época era muito rudimentar. Primeiramente, tinha espessura em torno de 3cm e além disso permitia pouca passagem de luz. Entretanto o uso do vidro se perdeu após a queda do Império Romano. Voltou somente na Idade Média no século XI, com novas técnicas de confecção. Porém as janelas com vidro eram uma exclusividade dos ricos, sendo utilizadas quase exclusivamente em igrejas e castelos. Portanto, a população em geral ainda utilizava janelas de madeira ou peles.

Vitral de uma igreja medieval

Posteriormente no período romântico e gótico (século XII ao XV) as janelas passaram a ser decorativas e por vezes verdadeiras obras de arte. As formas eram as mais variadas, sendo redondas, elípticas, com arcos ou com formato livre. A princípio eram janelas de madeira pequenas e numerosas. Se tornaram maiores à medida que melhoraram os métodos construtivos, que permitiram vãos maiores sem comprometer a estrutura.

Janelas na idade moderna

No período renascentista e barroco (século XV ao XVII) as janelas mais utilizadas eram retangulares. Por outro lado as fachadas eram ricas em detalhes. Colunas e ornamentos em volta dos vãos eram muito comuns.

No classicismo surgiram as janelas de madeira e vidro com abertura de giro e venezianas. Elas tinham razoável isolamento térmico e acústico contudo com alta complexidade de funcionamento e curta vida útil. Janelas duplas foram usadas nesse período: uma janela com abertura para dentro e outra com abertura para fora. Ou seja, isolamento térmico muito melhor.

Portas e janelas clássicas

As janelas de metal com vidro começaram a ser usadas na segunda metade do século XIX. Ao mesmo tempo o ferro foi um elemento cada vez mais presente na construção. Já os formatos eram mais tradicionais. No início do século XX com o Modernismo surgem os vidros coloridos e uma variedade maior de configurações.

Na década de 50, com influência da arquitetura nórdica e escandinava surgem as janelas com vidros únicos e grandes. Também é nesse período que surgem as primeiras janelas de alumínio bem como muitas das tipologias que conhecemos hoje.

Quando surgiram as janelas de pvc?

Janelas de pvc com persianas
Saarbrücken, Alemanha

A empresa Dynamit AG em conjunto com o engenheiro Heinz Pasche fabricou a primeira janela de pvc em 1954. Eles a instalaram numa residência na cidade de Hamburg, na Alemanha. O modelo dessa janela era o oscilobatente com vidro duplo, sendo essa a tipologia mais utilizada na Alemanha até hoje em dia. A princípio as janelas de pvc eram caras e tinham seu uso restrito a hospitais e escolas, porém com excelente desempenho térmico e acústico e com uma vida útil muito grande. Nos anos seguintes, com o desenvolvimento de melhores técnicas de fabricação os custos diminuíram e as portas e janelas de pvc se tornaram as mais utilizadas na Alemanha e na maior parte da Europa. No Brasil as primeiras janelas desse material chegaram ao mercado nos anos 1980 e desde então tem se tornado cada vez mais populares.

Referências:
ArchDaily: Quando foram inventadas as janelas de vidro
Minha Janela de PVC: Janelas
Fenster Norm: Die Geschichte des Fensters
Fenster Tipps 24-DE