Vantagens das esquadrias de PVC

As características do material e do processo de fabricação trazem vantagens às esquadrias de pvc em relação a outras opções. Veja abaixo 10 vantagens das esquadrias de pvc em relação a outros materiais.

Fachada em pvc com vidro duplo
PVC oferece custo-benefício melhor quando comparado com outras opções de esquadrias

1. Custo-benefício

As esquadrias de pvc tem custo-benefício melhor em relação às outras opções de esquadrias. Apesar do custo inicial mais alto, o retorno do investimento se dá em pouco tempo se considerados os valores de manutenção e gasto energético. Além disso, por terem vida útil muito longa, acabam tendo um custo menor quando este é rateado conforme os anos de uso.

2. Isolamento térmico

O pvc é um material com baixa condutividade térmica. Além disso, temos a estrutura interna com múltiplas câmaras e a construção sem frestas. Por isso, as esquadrias de pvc possuem excelente desempenho de isolamento térmico, contribuindo para economia de energia na climatização da residência. Além disso, podem utilizar vidros duplos para diminuir ainda mais a transmissão térmica entre o ambiente interno e externo. Dessa forma, as esquadrias de pvc contribuem para manter a temperatura interna constante, aumentando o conforto do seu lar.

3. Isolamento acústico

Os perfis de pvc não são condutores sonoros. Além disso, também contribuem para o excelente desempenho acústico a estrutura interna com múltiplas câmaras, a massa do reforço de aço interno, a solda dos cantos totalmente estanque e a vedação dupla sem frestas. As janelas de pvc são sem dúvida a melhor opção para quem deseja uma vida confortável e tranquila.

4. Estanqueidade

A produção dos quadros das esquadrias de pvc se dá através da solda por termofusão, na qual uma parte do perfil de pvc é derretida e soldada. Portanto, os cantos das esquadrias de pvc são 100% estanques, o que contribui para o desempenho térmico e acústico e evita a entrada de água. O reforço de aço que dá maior estabilidade aos perfis também fica completamente seco, uma vez que fica alojado numa câmara interna sem contato com o mundo exterior.

5. Manutenção

As portas e janelas de pvc possuem baixa necessidade de manutenção, sendo necessária somente a limpeza normal com pano macio e detergente neutro e lubrificação anual das ferragens (em caso de obras expostas à maresia, a lubrificação deve ser feita semestralmente). A empresa responsável pela instalação das esquadrias também deve ser chamada caso sejam necessárias regulagens de tal forma que as janelas funcionem corretamente e não sofram desgaste prematuro.

6. Sustentabilidade

Os perfis de pvc são 100% recicláveis e sua composição é livre de uso de chumbo ou outros metais pesados. Além disso, o processo de fabricação do pvc apresenta um gasto menor de água e energia quando comparado ao alumínio.

A Salamander, fornecedora dos perfis de PVC da Schueck, conta hoje com uma linha exclusiva de perfis de pvc fabricados totalmente a partir de retalhos de fabricação e perfis de janelas antigas, bem como produção com 100% de energia renovável a partir de uma usina hidrelétrica própria e energia solar.

7. Durabilidade

A formulação do pvc para esquadrias é feita de forma que o material tenha excelente estabilidade química, além de contar com adição de dióxido de titânio em quantidades ideais para não amarelar e nem ressecar. Dessa forma, a vida útil das portas e janelas de pvc pode ser superior a 50 anos!

8. Resistência a cupins

Obra com portas e janelas de pvc imitando madeira

Existem perfis de pvc com laminação imitando madeira, que permitem o visual rústico da madeira com resistência total contra cupins. Além disso, possuem melhor desempenho do que as esquadrias de madeira, sem riscos de envergar e sem necessidade de aplicação de verniz ou pintura.

9. Segurança

Outra das vantagens das esquadrias de pvc é a segurança. A fim de garantir a estabilidade estrutural das esquadrias, são adicionados reforços de aço galvanizado dentro dos perfis. Dessa forma, o conjunto todo apresenta altíssima resistência. Além disso, as ferragens das esquadrias de pvc possuem múltiplos pontos de fechamento, aumentando a segurança contra arrombamentos.

10. Facilidade de limpeza

Inegavelmente as portas e janelas de pvc são muito fáceis de limpar. Assim, basta uma solução de água com detergente neutro e um pano macio.

Referências:
Blog da Line: Comparativo esquadrias de pvc e alumíno
Donna Casa e Cia: 9 motivos para você optar por esquadrias em pvc
Minha Janela de PVC: Vantagens da Janela de PVC