Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As janelas de pvc surgiram primeiramente na Alemanha. De fato a instalação da primeira janela de pvc aconteceu em 1954, na cidade de Hamburg. A empresa Dynamit AG junto com o engenheiro Heinz Pasche fabricou essa primeira janela de pvc. O modelo da janela era o oscilobatente com vidro duplo. Essa ainda é a tipologia mais utilizada na Alemanha. Aliás, a história das janelas desde a antiguidade já abordamos neste artigo.

O que são esquadrias em pvc?

Porta-janela oscilobatente de pvc
Porta-janela oscilobatente de pvc

Esquadrias são os elementos que fecham os vãos de uma construção, ou seja, as portas e janelas. Assim sendo, esquadrias em pvc são basicamente as portas e janelas fabricadas com perfis de pvc. Entretanto o pvc utilizado em portas e janelas de alto desempenho não é igual ao pvc dos canos de água ou do forro simples. O pvc das esquadrias recebe aditivos, a fim de tornar-se um material de alto desempenho.

O que é PVC?

O PVC é um polímero, mais especificamete o poli cloreto de polivinila. Ele é obtido pela polimerização (combinação química) de carbono, hidrogênio e cloro. Os seus principais componentes provém do petróleo e do sal. Porém o uso de derivados da cana de açúcar no lugar do petróleo é cada vez mais comum, tornando o material ainda mais sustentável. Com a adição dos aditivos corretos, o pvc apresenta algumas excelentes características:

  • Isolante térmico
  • Isolante elétrico
  • Estabilidade dimensional
  • Estabilidade de cor
  • Resistência a agentes químicos, biológicos e atmosféricos
  • Auto-extinguível ao fogo, sem propagação de chamas
  • Fácil reciclagem com baixo custo

Importante salientar que a Schueck utiliza perfis de PVC da alemã Salamander, livres de chumbo e 100% recicláveis.

Janelas de pvc são resistentes?

Janelas de pvc são muito resistentes, pois possuem alma de aço. Na Schueck utilizamos reforços de aço galvanizado com dobras projetadas a fim de aumentar a resistência dos perfis. Seguimos rigorosamente os manuais técnicos alemãos para que os nossos produtos tenham qualidade premium!

Inegavelmente as ferragens das esquadrias também possuem um papel muito importante para aumentar a segurança. Devem sempre ser utilizados contrafechos anti-elevação nas portas e janelas de correr e fechos tipo ‘cogumelo’ nas esquadrias de giro. Dessa forma é possível atingir as rígidas normas de segurança alemãs com certificação RC2 e RC3 contra arrombamentos.

Abaixo temos um exemplo prático de tentativa de arrombamento em uma porta de giro de pvc Schueck. Por ter fechos do tipo cogumelo, fechadura multiponto e reforços de aço dimensionados corretamente, a tentativa foi frustrada. O bandido não conseguiu entrar na casa.

Tentativa de arrombamento
Tentativa de arrombamento frustrada em porta de giro de pvc

Quanto custam as janelas de pvc?

Primeiramente: depende! Alguns fatores que influenciam no preço: tipologia, dimensões, vidro, acabamento, instalação, qualidade, tipo de ferragens, distância.

Uma janela de pvc pode custar a partir de R$ 650,00, mas também pode custar mais de R$ 20.000,00 se for uma tipologia especial. A grande maioria das fábricas de esquadrias de pvc trabalha com orçamentos sob medida. Nós da Schueck trabalhamos com atendimento personalizado, analisando o seu projeto para juntos acharmos as melhores soluções. Nunca abdicamos da qualidade na fabricação, então ‘janelas de pvc baratas’ ou ‘janelas de pvc menor preço’ não são nosso foco. Porém garantimos produtos de excelente qualidade e atendimento no pós-venda, então o custo-benefício no final das contas será melhor!

Janelas de pvc amarelam?

Não se preocupe, janelas de pvc premium não amarelam! Desde que utilizados perfis de pvc de boa qualidade, claro. A mistura da massa do pvc para países quentes deve ter a quantidade correta de dióxido de titânio. Exija sempre que seu fornecedor comprove a qualidade dos perfis!

Esquadrias de pvc são sempre brancas?

Esquadrias de pvc não são sempre brancas! Elas podem receber laminação ou pintura especial de diversas cores e também podem imitar a madeira. Mas existem alguns cuidados com as portas e janelas de pvc coloridas, que em sua fabricação devem receber furos extras para troca de ar. A laminação dos perfis também exige o uso de máquinas especiais e deve ser feito de forma muito minuciosa para que não ocorram problemas futuros.

Obra perfis amadeirados e pretos
Obra com perfis de pvc imitando madeira e pretos

No caso da pintura, ela normalmente é feita somente na face externa das esquadrias brancas. Nesse caso os perfis devem receber a mesma furação extra para troca de ar que um perfil preto. A tinta também não pode ser qualquer uma. Recomendamos a tinta importada da Lechler, que tem garantia de até 10 anos contra defeitos. O ideal é que o serviço de pintura ocorra em câmara própria para tal, livre de pó e qualquer outra sujeira.

Referências:

Minha Janela de PVC
Hamburger Türen und Fenster (em alemão)
Salamander: sistemas de perfis de pvc premium